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Devlog: Desenvolvimento do jogo Cute Platformer

Lucky Sloth Sutdio - Devlog - Cute Platformer

Nesse devlog de hoje irei falar sobre meu novo projeto pessoal, o desenvolvimento do jogo Cute Platformer, um jogo de plataforma fofo com nome provisório.

Este nome vem do meu interesse de explorar games em que os gráficos passasse a sensação de fofura, qualidade que chama minha atenção. Cute Platformer foi desenvolvido utilizando a engine do Unity.

Como este é um jogo de plataforma eu busquei inspiração em jogos semelhantes para seu desenvolvimento, como: 

  • Super Mario World, que marcou minha infância, e, por isso, dá ao jogo um pouco do sentimento de nostalgia em certos detalhes que pensei para o projeto.
  • Celeste, em que cada cena representa um desafio e é possível vê-la por inteiro.

Os assets utilizados tinham como intuito passar a sensação de fofura. Assim, escolhi os seguintes assets para este jogo:

Funcionalidades Desenvolvidas Nessa Versão do Jogo Cute Platformer

Nessa versão do jogo de plataforma Cute Platformer foi implementado as seguintes funcionalidades: Movimentos do Jogador, Movimentos do Inimigo, Dinâmica entre Jogador e Inimigo e Coleta de Itens.

Movimentos do Jogador

O jogador pode se mover horizontalmente pressionando as teclas Seta da Esquerda e Seta da Direita. Para saltar, o jogador deve pressionar a tecla Espaço e para atacar ele deve pressionar a tecla C no teclado.

Movimentos do Inimigo

O inimigo se move entre dois pontos, que adicionei na cena. Assim, o inimigo está sempre em um loop de movimento, sempre que chega a um dos pontos, deve voltar para o ponto anterior.

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Dinâmica entre Jogador e Inimigo

Se o jogador se aproximar do inimigo, ele pode se machucar, o que é demonstrado na animação do personagem quando isso acontece. Nessa versão, ainda não foi implementado o sistema de vidas do jogador, por isso nada mais acontece quando o jogador se machuca. 

O jogador também pode atacar o inimigo, caso o acerte, o que faz com que o inimigo seja destruído e saia da cena. Sendo necessário apenas um golpe no inimigo.

Coleta de Itens

Na cena do level 1, eu adicionei duas frutinhas que vão servir para calcular a pontuação do jogador em versões futuras, além de uma chave, utilizada para abrir a porta que irá levar o jogador para o próximo level. Nessa versão, ainda não foi implementado as funções do que acontece após coletar os itens presentes na tela.

Lucky Sloth Sutdio - Devlog - Cute Platformer

Para a próxima versão do jogo

As novas funcionalidades que quero acrescentar estão principalmente relacionadas com a coleta de itens, o que acontece após o jogador coletar cada item. Assim, como a função da porta, ao pegar a chave o jogador pode ir até a porta e ir para o próximo nível e caso não tenha a chave, o jogador deve receber alguma mensagem da necessidade da chave.

Código do jogo desenvolvido

Se você gostou e quer conferir mais sobre esse projeto, o código está no meu github pessoal.