Devlog

Desenvolvendo um Idle Game durante Game Jam

Essa semana (12 de Junho – 27 de Junho) eu comecei a participar na Game Jam: Summer Slow Jam, nessa edição de Junho o tipo de jogo a ser desenvolvido é um Idle Game com o tema mutação. Haverá mais duas edições, uma no mês de Julho para criar jogos narrativos e uma no mês de Agosto para criar um jogo de crafting.

Um Idle Game é um jogo que exige pouca interação do jogador, parece até que o jogo roda completamente sozinho no caso de jogos que precisam de poucas interações do jogador.

Então eu decidi desenvolver um Idle Game de Gerenciamento de Recursos. Nesse devlog, eu vou comentar sobre como explorei ideias para essa game jam, meu protótipo do jogo e versões que implementei.

Game Jam

Essa é a primeira vez que eu participo de uma Summer Slow Jam, que é organizada pela PIGSquad. Para mim foi um diferencial elas já começarem a indicar o tipo de jogo que você irá desenvolver durante uma game jam. No caso dessa edição, um Idle Game.

Antes mesmo de sair o tema mutação, eu já estava pensando em modelos de idle games que eu poderia fazer. Para isso, joguei alguns dos jogos idle recomendados pela própria organização da game jam. Um jogo recomendado que gostei muito foi o Trash the Planet, que acabou sendo uma inspiração para mim nessa game jam.

Quando saiu o tema mutação, eu fiz um brainstorming para decidir como iria criar um jogo com esse tema incluindo a mecânica de Idle Games. Tive várias ideias que talvez eu use em jogos no futuro, que considerei mais complexos de desenvolver e que necessitaria mais experiência da minha parte.

Como eu amo jogos que incluem mecânicas de Gerenciamento de Recursos, fiquei feliz quando uma das minhas ideias era trabalhar com esse tipo de mecânica. Outra fonte de inspiração para esse jogo, foram os pacotes de assets da Penzilla que eu já tinha e estava querendo usar faz muito tempo.

Assim, a ideia é que a jogadora foi amaldiçoada com uma mutação que acontecerá nos próximos dias, mas que pode ser adiada tomando poções mágicas. Para isso, a jogadora precisa colher ingredientes, pesquisar novas poções e fazer as poções que precisará tomar para adiar a mutação que logo acontecerá.

Protótipo

Protótipo da interface do usuário do jogo que estou desenvolvendo
Protótipo da interface do usuário do jogo que estou desenvolvendo.

Montei o protótipo pensando em como eu queria dividir as tarefas que a jogadora poderia fazer. Depois de algumas versões, a imagem acima foi a que eu mais gostei então eu decidi implementá-la.

Dias para a mutação indica os dias que faltam para começar a mutação, para ela ser adiada a jogadora deve tomar as poções que produz. Cada poção deve adiar a mutação em algumas horas ou dias.

Energia indica a quantidade de energia disponível e energia total que a jogadora dispõe para fazer as tarefas. Para coletar ingredientes, fazer poções, pesquisar e tomar poções é necessário gastar energia. Assim, a jogadora precisa avaliar onde vale mais a pena investir sua energia no momento. Motivação é um bônus de energia que é ganho a cada 30 dias em que a mutação é adiada. Esse bônus pode então ser usado como energia extra.

Versão 1.0.0 do Idle Potions

Versão 1.0.0 do jogo Idle Potions

Nessa primeira versão do Idle Potions, eu trabalhei para montar o esquema dos scriptable objects que eu precisava para gerenciar os recursos que seriam criados dentro do jogo. Assim, cada recurso possui um Scriptable Object responsável por indicar em quanto tempo o item pode ser produzido.

No caso de poções, além de indicar o tempo que leva para ser produzida, elas também indicam os ingredientes da poção e o tempo que a poção adia a mutação.

Exemplo de um Scriptable Object de uma poção

Nos botões de + e – é possível adicionar ou remover energia que será gasta naquela tarefa. Tendo apenas 5 de energia, você tem que gerenciar quais tarefas são mais importantes.

No quadro de Research, é possível pesquisar mais poções para serem produzidas além da poção azul que já vem liberada para o jogador.

Nessa versão, eu ainda não tinha trabalhado com o conceito dos dias até a mutação, que leva o jogador a perder caso chegue a zero. Assim, como o quadro de Drink que também não estava pronto. O quadro de Drink é responsável por listar as poções pesquisadas que a jogadora poderá beber para adiar a mutação de ocorrer.

Versão 1.1.0 do Idle Potions

Versão 1.1.0 do jogo Idle Potions

Nessa versão, eu criei os itens para aparecerem no quadro de Drink. Como esse quadro deve interagir com os dias até a mutação, eu também adicionei essa funcionalidade de gerenciar quantos dias faltam para a mutação ocorrer. O jogador começa tendo um dia até a mutação acontecer.

Assim, cada vez que a jogadora adiciona uma energia para tomar uma poção já pesquisada, desde que essa poção esteja em seu inventário, ela irá aumentar o tempo que falta para a mutação ocorrer.

Nessa versão, o jogador ainda não perde, podendo chegar a dias negativos para a mutação ocorrer. Essa é uma funcionalidade para trabalhar na próxima versão. Outras funcionalidades que irei trabalhar na próxima versão, é adicionar mais informações sobre as receitas para fazer as poções, mostrando quais ingredientes cada poção precisa.

Versão 1.2.0 do jogo Idle Potions

Versão 1.2.0 do jogo Idle Potions

Nesta etapa, eu adicionei a possibilidade de perder no jogo, assim que o jogador chega a zero dias até a mutação, ele perde e deve recomeçar novamente. Ao recomeçar novamente, tudo é zerado para que o jogador possa recomeçar. Para zerar o inventário, eu verifiquei se havia pelo menos um item de algum tipo, se houvesse, então eu zerava e destruía o objeto presente no inventário.

Também adicionei as receitas, para mostrar quais ingredientes cada poção precisa para ser produzida. Por enquanto, eu decidi apenas deixar um painel de receitas que é mostrado quando se clica no botão de Recipes.

Receitas sendo mostradas para indicar como fazer cada poção

Jogue Idle Potions

Eu adicionei a versão 1.2.0 no itch.io, você pode jogar Idle Potions acessando o link. Comente lá o que você achou do jogo, logo devo adicionar mais features, como adicionar bônus caso o jogador evite por mais de 15-30 dias a mutação.